Primeiramente, urnas funerárias são o recipiente em que ficarão os restos mortais do falecido. Esses podem ser tanto as caixas em que ficarão as cinzas, após a cremação, ou o próprio caixão, para o sepultamento. Esses são os dois destinos mais utilizados. As urnas funerárias são um passo importante do luto, pois elas carregarão a última imagem do falecido, na memória de seus entes queridos. Assim como existem diversos destinos para o falecido, existem diversos tipos de urnas em que seus restos podem descansar.
Se você tem a intenção de homenagear seu ente querido espargindo as cinzas em algum lugar especial ou até mesmo guardá-la em casa, o ideal é guardar as cinzas em um recipiente próprio para isso.
Existem vários modelos de urnas para cinzas, hoje em dia, há uma grande consciência ecológica em usar urnas biodegradáveis, algumas construídas com matérias-primas naturais, como folhas, areia, sementes e até tintas ecológicas.
Essas urnas vêm seguindo o mesmo conceito de cremação, que até hoje é o método de sepultamento mais ecológico que existe, pois não polui o meio ambiente. Essas urnas para cinzas vem conquistando muitos adeptos pelo fato de ter consciência ecológica.
Mas também há quem prefere os modelos tradicionais, de madeira, aço, bronze, entre outros. Esses modelos são convencionais e nunca perdem totalmente a preferência. Mais o que realmente é necessário é guardar corretamente as cinzas do ente querido independente de sua intenção, para conservar às cinzas de modo correto, procure deixá-las em lugares secos, sem umidade.
Para tomar a sua decisão de modo mais acertado, é importante conhecer quais são os tipos de caixão existentes e escolher aquele que está mais de acordo com o que espera para o seu rito funerário.
Um primeiro ponto a ser considerado são os tipos de madeira que fazem parte da composição do caixão. Você pode contar com madeiras nobres, tais como:
Além disso, você pode contar com materiais mais sustentáveis, tais como:
Para escolher entre eles, pode-se pensar sobre as características, gostos pessoais ou remeter a lembrança à nobreza.
O acabamento é o que permite ver uma maior elegância no caixão. Há alguns detalhes que você pode analisar e pensar se acha mais interessante para sua escolha ou não. São eles:
Na parte interna, podemos incluir também:
A maioria dos caixões são de tamanho padrão, ou seja, com as seguintes medidas aproximadamente:
No entanto, para muitas pessoas, por suas condições físicas (altura, nanismo, caso de óbito infantil, sobrepeso, obesidade, entre outros), é preciso escolher modelos especiais.
Nos caixões mais simples, é utilizada uma chapa de 12mm. Porém, você também pode escolher chapas de 15mm, 18mm ou 22mm. Isso é relevante quando há necessidade de um caixão mais resistente por causa das características físicas da pessoa.
Esperamos que essas informações lhe ajude nesse momento difícil, caso você precise de mais orientações, estamos à sua disposição!