Tanatopraxia é uma técnica antiga, que visa a preservar a boa aparência do falecido. A ideia é conservar o corpo e prepará-lo para o velório ou cerimônia de despedida. Normalmente, esses momentos são marcados pelas lembranças boas e saudade. Logo, é necessário prezar pela imagem da pessoa também.
Aliás, vale a pena frisar, se trata de uma prática utilizada em vários países do mundo. Ela não está relacionada a nenhum processo interno, como a necropsia ou a retirada de órgãos, por exemplo.
A tanatopraxia é uma técnica de preparação de cadáver, que garante uma aparência mais tranquila ao falecido e promove a serenidade no momento do velório. Além disso, ela garante a segurança e a conservação do corpo durante todo o sepultamento.
A prática consiste na higienização e conservação dos corpos, por meio de injeção de líquidos, a fim de garantir uma boa última apresentação. Hoje, a técnica já está consolidada no mercado funerário.
Um profissional responsável pela tanatopraxia é conhecido como tanatopractor e a profissão exige curso técnico avançado na área.
Para cada caso é necessário um procedimento diferente. Assim, é possível afirmar que a tanatopraxia está dividida em três níveis de recomendações, são eles:
Diante dessa determinação, é preciso avaliar quais as necessidades de cada atendimento para oferecer o melhor serviço, de forma responsável e empática.
O impacto da tanatopraxia é muito grande na família. Como já destacamos, essa prática previne situações desagradáveis durante o velório, como odores, inchaço e liberação de fluidos. Além disso, a aparência mais serena e natural proporcionada à pessoa que faleceu ajuda a minimizar o impacto provocado pelo velório e evita uma situação que pode ser traumática.
É uma forma de trazer maior conforto e tranquilidade ao momento do adeus, pois confere uma aparência de paz à pessoa que se foi, o que pode aliviar o luto. Além disso, poupa a família de se deparar com as desfigurações que podem acontecer ou de precisar realizar o sepultamento com o caixão fechado.
Quando são seguidos todos os procedimentos éticos e legais, é possível oferecer uma despedida mais digna, com respeito à história da pessoa que se foi. Isso permite também maior tempo para que seja feita a cerimônia. É um amparo importante para amenizar as dores provocadas pela perda e evitar que se guarde uma imagem desagradável de quem faleceu.
Como vimos, a tanatopraxia é um procedimento importante para os óbitos, pois previne uma série de problemas que podem acontecer com o corpo, além de devolver a boa aparência à pessoa que se foi. Assim, é um serviço que precisa ser conhecido, para que a família compreenda a sua contribuição para o processo funerário e os prejuízos de não fazê-lo.
A tanatopraxia também pode ser importante em situações de morte violenta, em que haja a necessidade da reconstrução facial ou que seja aplicada alguma técnica específica de preservação.
Esperamos que essas informações lhe ajude nesse momento difícil, caso você precise de mais orientações, estamos à sua disposição!